Notícias

Inglaterra quer expandir a fluoretação das águas de abastecimento público no nordeste do país

O Departamento de Saúde e Assistência Social da Inglaterra planeja expandir a fluoretação das águas de abastecimento público na região nordeste do país. O anúncio foi feito pelo órgão, que abriu uma consulta pública da qual os cidadãos poderão participar, até às 23h59 do dia 17 de junho de 2024. 

Em 2022, a Inglaterra alterou a sua "Lei de Saúde e Assistência Social", atribuindo poderes à autoridade de Saúde para iniciar e encerrar a fluoretação da água de abastecimento público em comunidades.

Está em vigência na Inglaterra uma política de saúde bucal intitulada "Mais rápido, mais simples e mais justo: o nosso plano para recuperar e reformar a odontologia do NHS". Segundo as autoridades, essa política centra-se na prevenção da cárie dentária e isto inclui a meta de longo prazo de levar sistematicamente a fluoretação da água a uma maior parte do país, com especial destaque para as zonas mais desfavorecidas, que serão as mais beneficiadas.
 
Mas, segundo as autoridades inglesas, antes de tomar decisões nessa área, é preciso realizar uma consulta pública sobre essa iniciativa para prevenir cárie. Com essa finalidade, foi elaborada uma proposta, que está aberta à consulta pública, na qual se solicitará às empresas de tratamento da água na região, para que celebrem novos acordos contratuais, e alterem os existentes, a fim de expandir a cobertura da fluoretação da água em todo o nordeste de Inglaterra. 
 
Segundo as autoridades de saúde bucal da Inglaterra, essa medida integra o plano do governo para melhorar a saúde bucal e enfrentar as significativas e duradouras desigualdades na distribuição da cárie na região.
 
Mais detalhes sobre a consulta podem ser obtidos clicando aqui.